Vocal Livre

Menu

Declaração de Identidade

Esta é uma declaração oficial do grupo Vocal Livre e das atividades que diretamente se conectam ao nosso ecossistema. Ela representa os nossos objetivos e busca colocar em palavras os propósitos que norteiam as decisões do grupo em toda sua atuação.

NOSSA MISSÃO

Existimos para cantar sobre o amor de Cristo, da maneira mais acessível possível.

NOSSA VISÃO

Ser um grupo reconhecido e respeitado no nosso país por levar uma mensagem de esperança e de amor.

NOSSOS VALORES

NOSSA CRENÇA

Somos um grupo alinhado com os valores bíblico-cristãos. Sobre esses valores baseamos o tema do nosso trabalho seguindo a doutrina da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde o conteúdo de nossas produções até a expressão em nossa postura. Apesar disso, no que se refere às tradições e à cultura institucional, seja ela adventista ou de outras denominações, nossa posição é ponderar e respeitar quando não entrar em conflito com o cumprimento de nossa missão.

De maneira alguma promovemos ou apoiamos nenhum tipo de discriminação ou intolerância a qualquer manifestação religiosa diferente da nossa. E sempre estaremos abertos a levar nossa música onde nos convidarem e tenhamos espaço para testemunhar, cumprindo a missão conforme a conhecemos através de nossa igreja:

“Deus não reconhece distinção alguma de nacionalidade, raça ou casta. Ele é o Criador de toda a raça humana. Todos os homens são de uma família pela criação, e todos são um pela redenção. Cristo veio para demolir todas as paredes de separação e abrir todos os compartimentos do templo a fim de que toda a alma possa ter livre acesso a Deus…. Em Cristo não há nem judeu nem grego, nem servo nem livre. Todos são aproximados pelo Seu precioso sangue.” – Parábolas de Jesus, p. 386 (Manual da Igreja Adventista)

Sabemos que a compreensão a respeito de todos os aspectos que envolvem a vida cristã nem sempre é uniforme e que coletivamente partilhamos de diferentes pensamentos a respeito de alguns temas periféricos específicos. Caminhar em unidade não significa pensarmos todos da mesma forma, mas sim estarmos alinhados no propósito de cumprir a nossa missão. Sendo assim, deixamos um pouco de lado aquilo que nos desune, para que possamos falar com mais força d’Aquele que nos une.

Ao participar de um grupo como o Vocal Livre devemos pensar sempre coletivamente. A luta pela unidade arranca um pedaço de todos nós. E se não for assim, não vai funcionar. Todo mundo renuncia em algum ponto e é lapidando nossas arestas que veremos uma conexão mais fluida.

Consideramos a unidade o maior valor para o bom funcionamento do grupo.

NOSSA ESTRUTURA

O grupo Vocal Livre é formado por cantores, instrumentistas, sonoplastia, equipe de produção e comunicação. A liderança é composta por Pedro Valença como diretor geral, e por Jacqueline Palheiro, Lenise Antunes e Rodrigo Matias Palheiro.

POLÍTICA DE CONTEÚDO

O trabalho do Vocal Livre consiste na criação e performance musical, aliados ou não de outras ferramentas que tornem a mensagem mais consistente. A escolha do repertório parte de três princípios primários:

  1. poesia coerente com a mensagem que desejamos compartilhar;
  2. estética musical que agregue valor ao conteúdo de cada música;
  3. contexto que estamos inseridos.

Levamos em consideração a multiplicidade de situações onde somos recebidos para apresentar nossa música. O contexto em que estamos é sempre tido como principal elemento para a escolha do repertório utilizado em cada situação específica.

Estamos convictos que nossa música em nenhum aspecto, em todo o repertório feito até hoje, sem exceções, fere algum princípio que norteia a utilização de música para adoração seguindo os padrões bíblicos e segundo o manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Sempre levamos em consideração os conselhos sobre música ao criar nosso repertório, dentre os quais citamos:

Um dos valores que também influenciam nossa concepção estética é a construção de pontes para que, através de uma linguagem contextualizada, outros públicos também sejam alcançados. O Vocal Livre sempre buscou e continuará buscando maneiras de atingir pessoas que talvez se encontrem em ambientes além da igreja. Valorizamos muito a pregação da nossa mensagem nesses lugares. Acreditamos que a linguagem musical é uma ferramenta que pode ser usada intencionalmente para que outros contextos se identifiquem também com a mensagem sólida de nossas músicas.

É natural que ao se pensar um pouco nesses públicos desigrejados, exista um estranhamento por parte do público da igreja. Nossa busca sempre será dosar esses dois  universos, evitar ao máximo os extremos e focar na missão de levar o evangelho “a toda tribo, língua e nação”. Vemos a adequação da estética musical, no que diz respeito a estilo e instrumentação, uma excelente forma de atingirmos esses resultados em ambientes específicos.

Para toda e qualquer situação, seja das convencionais até as mais inusitadas, contamos com a direção e condução de Deus. É dEle que vem a motivação para olharmos também para fora do nosso ambiente mais confortável.

CORAL LIVRE

Para cumprir um pouco mais intencionalmente o nosso “Ide”, iniciamos as atividades de um coral com aproximadamente 60 vozes, com objetivo primário de se apresentar em ambientes públicos.

O repertório utilizado pelo coral, tanto em situações de apresentação na rua como na internet, é intencional para cumprir o propósito nesse ambiente.

Buscar uma comunicação com o contexto fora da igreja muitas vezes gera desconforto no ambiente da igreja. Trabalhamos com cuidado, no entanto sabemos que inevitavelmente comentários negativos podem surgir. Sabemos dessa possibilidade mas temos segurança na missão que temos com cada trabalho. Isso não nos incomoda e não vai nos fazer interromper o ministério do Coral. Continuamos sempre tendo o máximo de cuidado com a comunicação de cada um desses ministérios, respeitando o ambiente que cada um está mais inserido.

BONS VENTOS

Também como parte do nosso propósito central de pregação do evangelho, desenvolvemos um projeto de estudo bíblico chamado Bons Ventos. Esse projeto é híbrido, tendo ações virtuais e ações presenciais. Atualmente, os encontros presenciais da Bons Ventos acontecem em um dos espaços no nosso escritório. A ideia é criar um ambiente acolhedor onde se estude a palavra de Deus. As reuniões acontecerão, neste ano, aos sábados nos finais de tarde.

A parte virtual da Bons Ventos tem como intenção conduzir também estudos bíblicos com pessoas que conhecem nosso trabalho musical e tenham o desejo de aprofundar seu conhecimento bíblico. Esse projeto aconteceu de forma mais sólida durante a pandemia, e temos a intenção de retomar.

Toda doutrina compartilhada tem base bíblica segundo a visão e aplicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este documento é um cuidado com o ministério que tanto amamos e com vocês. A direção está aberta ao diálogo e pronta para servir. Quando acharmos pertinentes vamos atualizá-la.

Direção Vocal Livre
Atualizado em 29 de Janeiro de 2023