Vocal Livre

Menu

NOTA SOBRE A MÚSICA E VIDEOCLIPE “CLAREOU”

Oi, gente! Nós, do grupo Vocal Livre e do Coral Livre, gostaríamos de esclarecer algumas questões importantes pra nós e para o público que tem sido tocado por Deus por meio das nossas músicas.

1) A música “Clareou” tem como finalidade levar uma mensagem de esperança e fé por meio de uma música popular com um ritmo alegre, em ações sociais e missionárias feitas por nós em ruas, praças e outros locais públicos. O Coral Livre foi criado há 3 anos com o objetivo de expandir o ministério do Vocal Livre para ambientes fora do contexto religioso e, por isso, buscamos encontrar novas formas de comunicar o reino de Deus. Como esse é um projeto diferenciado, entendemos que ele possa soar diferente e até estranho para uma parte do público que nos acompanha há tanto tempo. Porém, essa não é nossa intenção com este lançamento obviamente.

2) O grupo Vocal Livre e o Coral Livre, apesar de serem formados por alunos, ex-alunos, funcionários e ex-funcionários do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) campus Engenheiro Coelho, não é um grupo que recebe apoio financeiro do Unasp (portanto, não recebe apoio de parte dos dízimos e ofertas que são destinados ao Unasp ou a Igreja do Unasp) e produz com recursos próprios desde o seu início.

3) Nenhum dos membros e líderes do Vocal Livre e do Coral Livre recebeu qualquer tipo de disciplina eclesiástica por parte da Igreja Adventista do 7° Dia, denominação a qual os membros do grupo e do coral pertencem e representam, por conta da gravação da música e do videoclipe “Clareou”. Da mesma forma, o grupo Vocal Livre e o Coral livre também não foram alvo de qualquer tipo de disciplina ou sanção quanto a se apresentarem em templos e instituições adventistas do 7° dia.

4) O Vocal Livre e o Coral Livre são ministérios musicais que buscam falar sobre o evangelho de Jesus Cristo por meio de suas músicas e produções. E para isso, buscamos usar a estratégia bíblica dada por Paulo.

“Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei (…), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (…), embora não esteja livre da lei, a fim de ganhar os que não têm a lei.
Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.”
– 1 Coríntios 9:20-23

5) Com a finalidade de seguir o conselho bíblico de não se tornar motivo de escândalo (e ajudar a todos a não mais focar no motivo do escândalo e sim em proclamar o evangelho eterno de Jesus Cristo), o Vocal Livre e o Coral Livre retiraram na data de hoje, 25 de janeiro, o clipe “Clareou” do YouTube e de suas redes sociais, respeitando a cultura institucional adventista do 7° dia.

6) O Vocal Livre e o Coral Livre continuarão a levar o evangelho eterno de Jesus Cristo a toda língua, povo e nação, nos mais variados estilos musicais que Deus deu ao homem o dom de criar.

“Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!”
– Salmo 150:3-6

7) O Vocal Livre e o Coral Livre continuarão a se colocar nas mãos de Deus para levar esperança e fé nas ruas, praças e lugares, por meio das mais variadas composições, sempre tendo em vista exaltar o nome de Jesus Cristo e o seu amor pelo ser humano. Seguindo o conselho dado por uma das pioneiras do movimento adventista do 7° dia, denominação a qual os membros do Vocal Livre e Coral Livre fazem parte e representam por onde vão.

“Estudantes, saiam pelas estradas e recantos. Esforcem-se para alcançar as classes mais altas, assim como as mais baixas. Entrem nas casas do rico e do pobre, e quando tiverem a oportunidade, perguntem: “Vocês gostariam que nós cantássemos”? Nós ficaríamos felizes em cantar pra vocês.” E então, enquanto os corações são sensibilizados, o caminho poderá se abrir pra que vocês ofereçam uma palavra de oração para que Deus os abençoe. Poucas se recusarão a receber isso.”
– Ellen White, em Review and Herald, 27 de agosto, 1903. (No livro “Evangelismo”, 502.4)

É isso, gente! Continuem a ouvir as nossas músicas e a divulgar os trabalhos do Vocal Livre e do Coral Livre, até aquele dia, em que “por toda Terra saberão quem é o Rei”.

Vocal Livre e Coral Livre.